quarta-feira, 18 de novembro de 2009

I N V E J A

Não há como se desvincular a imagem de Fernando Henrique Cardoso das de Carlos Menem e Alberto Fujimori. Em primeiro lugar, pela generosa submissão da troika ao Consenso de Washington, esperta sacação do Mercado para disseminar a cultura do Estado mínimo que nos legou o desmonte tanto irresponsável quanto nebuloso de grande parte do patrimônio nacional. Segundo, pelo alinhamento automático dos seus governos à política expansionista dos EUA, prática herdada das respectivas ditaduras militares.

Não é sem razão, portanto, a reação de CANDIDO MENDES – membro da Academia Brasileira de Letras, da Comissão de Justiça e Paz, do Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco e secretário-geral da Academia da Latinidade, em artigo publicado pela Folha de S Paulo na última quarta-feira, ante um contraditório artigo do ex-presidente brasileiro, multiplicado pelos jornais do país à véspera do dia dos mortos. Queria FHC tentar tirar da indigência nossa medíocre oposição e parte da grande mídia.

Queria. Pois, como depois se viu, o artigo do ex-presidente, “Para onde vamos”, não passou de uma cínica coletânia de velhos chavões da mesma fonte indigente oposicionista dos últimos tempos. Diz Candido Mendes que o indeciso artigo de FHC vai estimular os eleitores nas próximas eleições a mostrar “para onde não voltamos”, principalmente quando o ex-presidente afirma, cinicamente, “que tudo que é bom no atual governo já veio de antes e que o mal de agora apenas começa”.

Uma sábia observação sociológica de que inveja é atributo dos narcisistas cai bem para o “príncipe dos sociólogos”. A invejável evidência do Brasil no conceito planetário fragilizou a estratégia do ex-presidente, cuja fala (contrariando as oposições e grande parte da mídia) abriu espaço a que as eleições de 2010 sejam radicalmente plebiscitárias, como quer o presidente Lula. Em primeiro plano, a privataria versus “a melhoria social do país e a recuperação do poder do Estado”, como observa Candido Mendes.

Teremos, de um lado, a falta de controle da Nação sobre o petróleo (um generoso regime entreguista de concessões). Do outro, a partilha, o modelo norueguês, que amplia a destinação social imediata dos recursos do subsolo. Nos setores onde o governo dos tucanos foi zero, teremos o PAC, milhares de obras a exibir a presença do Estado na mudança da infraestrutura, exigência do nosso desenvolvimento. E o Bolsa Família, uma política de transferência de renda e cidadania, que na visão de Candido Mendes, “colocou a população de uma Colômbia na nossa economia de mercado”.

“A conduta de Lula na determinação visceral de não ceder a um terceiro mandato, avassaladoramente acolhível, se assim quisesse o presidente, por emenda constitucional”, como entende Candido Mendes, expõe a desavergonhada batalha de FHC para que o Congresso Nacional lhe desse, a custa de muita corrupção, um mandato extra. É puro cinismo, portanto, o ex-presidente dizer que "é mais do que tempo dar um basta ao continuísmo antes que seja tarde". Simbolicamente dito no dia dos mortos.

Candido Mendes percebe ainda que “o embaraço do tucanato em reconhecer o ‘entreguismo’ dos controles públicos durante o seu governo é o mesmo que o alvoroça a comparar o governo Lula ao ‘populismo autoritário peronista”. Populismo, sabemos, é um termo utilizado pelo conservadorismo oligarca contra as políticas públicas de resgate do fosso social que ele próprio secularmente produziu. Populismo real é aquele que essas mesmas elites praticam há séculos para manutenção do poder e da pobreza.

A despeito deles, e de suas falas cheias de ódio e de inveja, o amadurecimento brasileiro, uma nova amplitude e uma nova densidade são o novo patamar que o mundo reconhece em nós de forma crescente. Na semana passada, o presidente Lula recebeu de instituição ligada à família real do Reino Unido, em Londres, importante prêmio por sua contribuição "à estabilidade e à integração na América Latina" e por seu papel na "resolução de crises regionais". Uma significativa (e invejável) premiação ao Brasil.

7 comentários:

Ronald Barata disse...

ESQUECESTE QUE O LULA ASSINOU O DIÁLOGO INTERAMERICANO, JUNTAMENTE COM FHC, FIGUEIREDO, DELFIM NETO, MALAN, MOREIRA ETC. ETC./

Celso Beraldi disse...

Mr. Liberal
Estado mínimo sim!!!
Chega de sindicalistas dando cartas e aparelhando a máquina estatal. gastando MEU dinheiro. Voce deve receber das hostes comunistas, portanto não sente na pele o que é trabalhar, e muito, para sustentar a corrupção da esquerda brasileira.
Esse seu artigo (independente de FHC) só mostra que marchamos céleres ao comunismo, e este deve execrado nestas plagas. Chega de estado Mr Liberal. Governos ó servem para servir a apaniguados políticos e seus amiguinhos. Quanto mais estado mais corrupção, mais comunismo, e mais comunistas nefastos destruidores da economia.
Lula é uma farsa Mr Liberal. É a apenas a caricatura da Rainha da Inglaterra. Reina mas não governa. Felizmente. A economia está na mão da "direita" com o competente Meireles. O resto é chavismo,evismo, e outros babacas latino americanos.
Comunistas no mesmo barco.
Abs
Beraldi

Sebastião Paulo dos Santos disse...

BOA TARDE ....
O SR.FH , FOI CHAMADO PARA VOLTAR A TRABALHAR NA USP. QDO.FOI APOSENTADO ,NAO QUIS,E DEU NO QUE DEU,
OS INCOSEQUENTES O ELEGERAM 02 VZS. ELE É UM TIPO ESQUIZO,PELO PODER . ATE QDO ...............

Valmir Ribeiro disse...

Parabéns Hércules!!

Excelênte texto!!!

Um forte abraço meu amigo!!!

Isa Gyn disse...

Inveja é o que sente os agregados do Sr., Lula

Kiko Peres disse...

carta petista? Campanha pro Lula?

Pra mim FHC ou Lula, é tudo a mesma M..... não importa quem está no poder, temos que fazer oposição, pois o poder corrompe!!!

SE HAY GOBIERNO, SOY CONTRA!

Joseane disse...

É incrível que as críticas contra Lula é sempre na sua pessoa. Está difícil criticar a situação atual do país. No fundo, o que eu sinto é um ENORME PRECONCEITO. Não dá para eles aceitarem que um iletrado, nordestino consiga fazer mais que um sociólogo bilíngue.

O Manifesto