terça-feira, 28 de agosto de 2007

A Enciclopedia Contemporânea da América Latina e do Caribe ganha o Jabuti 2007

SÃO PAULO - A Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe, publicada pela Boitempo Editorial e coordenada por nosso articulista Emir Sader e por Ivana Jinkings, ganhou o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Ciências Humanas. O prêmio Jabuti, que tem curadoria de José Goldfarb, é dos mais antigos em atividade no Brasil, e dos de maior prestígio.
A Enciclopédia tem cerca de 1400 páginas, e quase mil verbetes sobre os mais variados assuntos, de política a gastronomia, de literatura a esportes, e assim por diante. Trata da América Latina e do Caribe a partir de 1950, embora em seus verbetes haja referências históricas anteriores.
Ela contou com 120 colaboradores de muitos países, entre eles vários colaboradores ou redatores da Carta Maior, como Ana Esther Ceceña, Atilio Boron, Flávio Wolf de Aguiar, Francisco de Oliveira, Gian-Carlo Delgado Ramos, Gilberto Maringoni, Marcel Gomes, Marcio Pochmann, Pablo Gentili, Ricardo Antunes. No seu Conselho Consultivo estão Boaventura de Souza Santos, Eduardo Galeano, István Mezsáros, Marilena Chauí, Michael Löwy e Pablo González Casanova.
“É dessa América Latina, que emerge como um conjunto para si, por meio de caminhos próprios, que este volume trata. Como um instrumento fundamental de auto-conhecimento e de divulgação de um espaço geográfico, histórico, cultural muito maior que a submissão com a qual foi historicamente identificado" (Ivana Jinkings).

AQUI a notícia completa escrita por Flávio Aguiar para Carta Maior

Nenhum comentário:

O Manifesto