sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Agenda positiva

Boas novas passam quase em branco pela mídia. Talvez ocupada com sua agenda negativa. Mas, dá para pinçar das entrelinhas dos jornalões uma agenda positiva daquilo que interessa à nossa qualidade de vida, em amplo sentido: social, econômico, ambiental. Como um novo satélite sino-brasileiro que fornecerá imagens ao monitoramento do desmatamento e às pesquisas agrícolas e climáticas. Como os Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – que nos dão o retrato de um Brasil significativamente melhor, que inclui aumento real da renda e do número de trabalhadores e a presença da quase totalidade das crianças brasileiras na escola. Há mais:

O Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) divulgou que o Brasil reduziu em 48% a taxa de mortalidade infantil. Entre as crianças menores de cinco anos, a taxa passou de 60 óbitos para 31 a cada mil nascidas vivas entre 1990 e 2005. Segundo a Unicef, o país conseguiu evitar a morte de mais de 20 mil crianças. No mundo, foram registrados quase 10 milhões de mortes de crianças até 5 anos em 2006, contra aproximadamente 13 milhões em 1990. Leia a matéria de Gisele Barbieri para Radioagência NP.

Mais que uma boa notícia. O Brasil atingiu com dez anos de antecedência o primeiro e mais importante objetivo do pacto assinado no ano 2000 por 191 países: reduziu à metade o número de cidadãos que vivem em pobreza extrema. Entre 1999, período inicial de contagem, e 2005, ano-base da mais recente estatística, houve uma redução de 8,8% para 4,2% na parcela da população vivendo em absoluta precariedade. Pelo pacto, com aval da ONU, essa meta deveria ser atingida somente em 2015. Leia mais.

A Fundação Getúlio Vargas, retratando o mesmo universo, demonstra que aproximadamente seis milhões de pessoas foram salvas da miséria durante o ano passado, são 14 milhões nos últimos 4 anos. A desigualdade no país também caiu. A renda dos 10% mais pobres subiu 57,4% e a dos 10% mais ricos aumentou 6,8%. Pelos critérios da FGV, é miserável uma pessoa que tem renda domiciliar inferior a R$ 125 por mês.

Brasil é 5º país que mais reduziu CFCs, diz ONU. O Brasil é o quinto país, numa lista de 172 países, que mais reduziu o consumo de CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias que destroem a camada de ozônio, segundo um ranking compilado pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas. Entre 1995 e 2005, o país cortou o uso dos CFCs em 9.928 toneladas de Potencial Destruidor de Ozônio, unidade usada para medir os possíveis danos causados à camada que age como um escudo que protege o planeta contra as radiações solares. Hoje, o Brasil nem importa nem produz mais CFCs. Fonte: BBC Brasil/Uol.

Vendas crescem 9,7% no ano, diz IBGE. As vendas do comércio varejista nacional cresceram 0,5% em julho na comparação com um mês antes. No confronto com o sétimo mês do ano passado, o volume de vendas teve alta de 9,2%. No acumulado do ano, viu-se acréscimo de 9,7%. Com o crescimento em julho, as vendas do comércio varejista acumulam sete meses seguidos de alta. O segmento de eletrodomésticos e móveis registrou variação de 18,2% no volume de vendas frente a igual mês do ano anterior. O comércio de veículos, peças e material de cresceu 13,3%. Explode o financiamento de casa própria, a compra de passagens aéreas. Mais informações.

Direitos Indígenas na ONU. Por 143 votos a favor e quatro contra, a Assembléia Geral da ONU aprovou a Declaração de Direitos dos Povos Indígenas. O ato garante às populações indígenas direitos iguais aos de outros povos. O direito às suas terras e aos recursos naturais nelas contidos, o direito de receber educação em seus idiomas nativos e o veto a operações militares em seus territórios. Votaram contra: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, países que costumam priorizar seus interesses econômicos e temem que os índios recuperem terras que lhes foram tomadas. Vinicius Mansur para Radioagência.

Comissão veta sementes. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara rejeitou o projeto das sementes de Tecnologias Genéticas de Restrição de Uso, que lhes tornam estéreis. Este tipo de semente, chamado “terminator”, é proibido em todo o mundo. O projeto de autoria do deputado federal Eduardo Sciarra (DEMO-PR), permite a liberação para pesquisa e patenteamento de organismos geneticamente modificados – os transgênicos - que utilizam estas tecnologias. A não rejeição também piora a vulnerabilidade dos sistemas agrícolas, aprofundando a dependência de agricultores e do país ao controle de empresas estrangeiras sobre as sementes. Leia mais.

Vila Viva, uma favela modelo. Em Belo Horizonte uma vitoriosa experiência de reurbanização de bairros pobres. “El milagro se está realizando por obra de su activo alcalde, Fernando Pimentel. Vila Viva, la mayor favela de la ciudad, con 1,4 millones de metros cuadrados, se está convirtiendo en un modelo no sólo para las demás favelas de Brasil sino para otros países de América Latina que ya se están interesando por la experiencia. (...) para sacar a 50.000 familias del infierno de las favelas, dominadas por el tráfico de drogas, (...) sus moradores llevan una vida de terror y los niños corren peligro incluso a la hora de ir a la escuela” (El País.com internacional).

PM, sem-terra e o futuro do Brasil. Em vez de confronto, os sem-terra encontraram uma tropa de policiais desarmados e atentos às palestras que assistiram, lado a lado, em um auditório da Universidade Federal do Sergipe (UFS). Entre os palestrantes, o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Juntos, debateram o futuro do Brasil, dividindo-se em quatro oficinas. O objetivo do encontro, segundo seu organizador, o tenente-coronel da PM, Luís Fernando Almeida: pensar possibilidades de novas relações com foco no respeito mútuo e na busca da paz social. Que bom! Texto de Débora Lerrer, aqui.

BRINDE: CLIQUE AQUI E BAIXE, GRATUITAMENTE, NO PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, QUALQUER LIVRO DENTRE OS 43 TÍTULOS DISPONIBILIZADOS, NA ÍNTEGRA, NESTA QUARTA-FEIRA, DESDE CELSO FURTADO ATÉ MARK TWAIN.

Nenhum comentário:

O Manifesto